A CDL

A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas é uma entidade privada, sem fins econômicos e sem filiação política, partidária e religiosa, que reúne empresas de diversos setores, localizadas em Catanduvas e Região, com a finalidade de congregar e defender os associados, além de representar seus interesses, junto aos poderes constituídos, promovendo a discussão e a implementação de ações conjuntas para o desenvolvimento da classe econômica e social.

Foi fundada em 15 de maio de 1986, por um grupo de lojistas, que pretendia unir a classe em busca de soluções para problemas comuns.

Hoje uma das entidades mais fortes de Catanduvas, a CDL, além de atuar pela valorização do comércio, oferece uma gama de produtos e serviços para os associados, prestando o melhor atendimento e a melhor informação, com qualidade e credibilidade.

Para os lojistas a entidade realiza importantes eventos, como: treinamentos, palestras, workshops, que visa a capacitação e atualização dos profissionais do comércio.

A CDL disponibiliza há seus associados vários serviços: Banco de Dados de informações a fim de subsidiar a análise para concessão de crédito. Suporte Técnico e Treinamento, oferecendo aos associados todo o suporte necessário para a utilização dos serviços oferecidos.

Finalidades:

– Amparar e orientar os interesses da CDL, seus associados, do comércio lojista e demais atividades empresariais, em especial, as micros e pequenas empresas (MPEs); defender a ordem econômica, a livre-iniciativa no âmbito nacional e a justiça fiscal, inclusive na qualidade de substituta processual ativa e na qualidade de representante judicial ou extrajudicial, em conformidade com o disposto no art. 5º, inciso XXI da Constituição Federal e na Lei 7.347/85, inclusive para o fim de promover “Ação Civil Pública” e “Ação Direta de Inconstitucionalidade”

– Promover a aproximação entre dirigentes de empresas lojistas, visando estreitar o companheirismo e a colaboração recíproca.

– Criar clima propício à troca de informações e ideias no plano comum dos problemas que lhe são peculiares;

– Promover a divulgação e a conscientização, junto à comunidade, dos serviços prestados pelas empresas lojistas;

– Cooperar com as autoridades, associações e entidades de classe em tudo que interessa direta e indiretamente à comunidade, estabelecendo convênios;

– Promover, entre os componentes da CDL, a melhoria de conhecimentos técnicos especializados;

– Manter os serviços de utilidade para associados, que lhe sejam tecnicamente possíveis, mediante recursos específicos, bem como aqueles considerados de caráter público para atendimento aos consumidores em geral.

­– Acompanhar e promover as iniciativas legislativas, estimulando as que possam contribuir para o desenvolvimento do comércio lojista e combatendo as que ferem os interesses da classe;

­– Divulgar ideias, produtos, técnicas e serviços, apresentando inovações nos processos de comercialização, através da promoção, exposições, seminários, palestras, encontros e outros eventos;

– Cumprir e fazer cumprir os Estatutos da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas – CNDL – e da Federação Catarinense dos Dirigentes Lojistas – FCDL –, bem como as resoluções, regulamentos e decisões emanadas destes órgãos;

­– Defender o princípio da liberdade no campo político, sob a forma de democracia e no campo econômico, primando pela livre iniciativa e da livre concorrência;

­– Criar e manter o departamento do Serviço de Proteção ao Crédito para uso de seus associados, cumprindo sempre os ditames da legislação consumerista brasileira e respeitando as orientações, normas e determinações da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina.

­– Desenvolver atividades relacionadas à filantropia, à assistência de pessoas portadoras de necessidades especiais, à preservação do meio ambiente/ecologia; apoiar o desenvolvimento da cultura, arte e ciência, todas estas através de campanhas educacionais e/ou de atuações diretas na comunidade, bem como de projetos próprios ou de terceiros.